(62) 3941-9155

FAQ

O sistema de conexão à rede (Grid - Tie) é utilizado em locais com acesso à energia da concessionária, na qual o objetivo do cliente é reduzir sua conta de luz. Já o sistema isolado é ideal para ser utilizado em locais sem acesso a energia elétrica, sendo assim agregando um banco de baterias no sistema, para armazenar energia suficiente para ser utilizada na ausência do sol.

Sim. No entanto para efetuar a instalação do sistema conectado, é necessário solicitar autorização da distribuidora.

Depende do tamanho do sistema e local da instalação, podendo ser entre 1 dia até poucas semanas.

A média do retorno é entre 4 a 6 anos, existe uma variação que depende da quantidade consumida e custo da energia.

Esse processo é feito de forma automática pelo inversor.

Quando tem queda de energia o sistema deixa de funcionar por questões de segurança.

Praticamente, apesar do valor monetário da conta de luz não chegar a zero, pois a distribuidora cobra uma taxa mínima (simbólica).

Painéis solares, baterias, controlador de carga e inversor.

A instalação é simples, e com ajuda de manuais fornecidos, o próprio cliente pode realizar a instalação.

O ideal para dimensionar corretamente, é que o cliente forneça a conta de energia, pois a mesma possui todas as informações necessárias.

Lista de equipamentos com potência (W) ou consumo, horas de uso por dia (h) e voltagem de funcionamento dos equipamentos (12V, 110V, 220V, etc.)

Somente no sistema off - grid, por que a bateria vai armazenar energia para ser utilizada nos dias nublados.

Depende do modelo da bomba solar. A grande maioria das bombas são fabricadas para trabalhar sem bateria. Como elas bombeiam somente enquanto houver sol, o ideal é que água seja bombeada e armazenada em um reservatório para ser utilizada durante o dia e a noite.

Diâmetro do poço, profundidade, vazão, nível dinâmico, distância do poço até o reservatório ,desnível do poço até o reservatório e quantidade necessária em litros/dias.

Sim, porém muitas vezes é inviável, exigindo um inversor muito grande e caro e inviabilizando o sistema. Por esse motivo, surgiram as bombas solares, que dispensam o uso de inversores e devem ser utilizadas sempre que possível, substituindo as bombas convencionais.