(62) 3941- 9155

CHECKLIST DO COMPRADOR DE ENERGIA FOTOVOLTAICA

 

Como escolher a empresa e o sistema mais adequados a você, consumidor?

Como vai decidir quem vai lhe fornecer o seu sistema de

energia solar fotovoltaica (gerador de energia solar)? 

 

 

 

1. CUSTO

O custo é muito importante, mas não pode ser o único fator na sua compra.  Lembre-se, o sistema de energia solar deve ter uma durabilidade de 20 a 40 anos, por isso qualidade e desempenho são essenciais.

 

2. GARANTIAS E MANUTENÇÃO

Todos os painéis fotovoltaicos perdem sua eficiência com passar do tempo, na media de 0,5% a 1% ao ano.

·         Garantia do fornecedor: deve lhe oferecer uma garantia de no mínimo 25 anos de eficiência, adquirindo uma perda de no máximo 20% de sua eficiência nos primeiros 25 anos.

·         Garantia do Inversor Solar: entre 5 e 10 anos.

·         Garantia de mão de obra: deve ficar entre 1 e 5 anos.


Pergunte a empresa como saber se o seu sistema de energia solar está funcionando apropriadamente. Algumas empresas monitoram seu sistema através da internet, outros podem vistoriar seu sistema regularmente. No mínimo eles deveriam retornar para uma visita  técnica 1 mês depois da instalação ou  ligar para conferir se o seu sistema esta funcionando de acordo com o que foi prometido.

 

3. COMPATIBILIDADE - a sua relação com a empresa que vai instalar o gerador de energia solar                                         


Ter um bom relacionamento com o seu fornecedor é fundamental para uma concepção tão importante. Esse bom relacionamento vai garantir que dificuldades sejam resolvidas rapidamente. Lembre-se de escolher o fornecedor que faça você se sentir confortável e que te passa confiança.

------------------------------------------------------------------------------

 

Passo a passo para sistema on-grid (Conectado à Rede)

------------------------------------------------------------------------------

Perguntas que você pode fazer ao seu fornecedor:    

 

Painel Solar

  • Quem é o fabricante do painel solar?

  • Quais são as garantias que vem com o painel solar?

  • Qual é a tolerância negativa sobre a potência do painel solar?

  • O painel solar possui diodos de by-pass? (estes diodos melhoraram o desempenho do painel solar, sendo este menos impactado pela sombra de nuvens ou folhas)

  • Qual é o grau de proteção (IP) do painel solar? Menor que 65 não recomendamos.

  • É importante que o vidro do seu painel solar tenha pelo menos 3mm de espessura, desta forma ele vai suportar chuva de granizo.


Inversor Solar

  • Quem é o fabricante do Inversor solar?

  • Quantos anos de garantia tem o inversor solar?

  • Qual é a eficiência do inversor que vão usar? Menos que 94% (para inversores de sistemas conectados a rede elétrica) eu, pessoalmente, ficaria longe.

  • Qual é o grau de proteção (IP), se for menos que IP55, aconselhamos instalar o Inversor Solar em algum lugar arejado, mas protegido da chuva e da poeira. (existem caixas de proteção para inversores, pergunte ao seu instalador)

  • O Inversor possui MPPT?(isso faz os inversores serem mais eficientes)

  • O Inversor pode ser conectado ao seu computador? Existe custo adicional? (Isso não é fundamental, mas é uma boa forma de monitorar o desempenho do seu sistema). 

  • Fora conectando o Inversor solar ao computador, como mais é feito o monitoramento da produção de energia? O inversor possui uma tela com essas informações? Por quanto tempo essas informações ficam armazenadas no inversor?

Sobre a Empresa de Energia Solar

  • Quem é responsável pela engenharia do seu sistema de energia solar fotovoltaica? (se você é uma empresa ou esta procurando um sistema de grande porte, é importante que você mantenha contato direto também com a pessoa responsável pelo dimensionamento do sistema.)

  • Quantos sistemas eles já instalaram?  (lembre-se que aqui no Brasil, sistemas conectados a rede elétrica são relativamente novos, não se preocupe, empresas com experiência em engenharia elétrica e empresas que trabalham com sistemas isolados são, normalmente, qualificados para executar essas obras).

  • Quais garantias a empresa que vai instalar se responsabiliza e quais são de responsabilidades do fabricante? Qual é o procedimento caso seja necessário substituir alguma parte do sistema e com quem falar?

  • Se for necessário lidar com algum fabricante de painel ou inversor, eles já possuem escritórios no Brasil?